Já há um valor para o PIB no terceiro trimestre. Segundo o INE, que acabou de publicar a estimativa rápida, a actividade cresceu 0,8% entre Julho e Setembro face ao trimestre anterior.
É bom? É. O PIB tem vindo a crescer entre 0,1 e 0,5% ao longo dos últimos dois anos, e tendo isto como pano de fundo claro que 0,8% é um bom resultado.
Muda muita coisa para o conjunto do ano? Alguma. Há uns dias, o Negócios compilou as previsões de curto prazo dos centros de estudos que se dedicam a acompanhar a conjuntura, e o consenso apontava para uma expansão de 0,3%. A este ritmo, a economia deveria fechar 2016 com um crescimento anual de em torno de 1%. Com estes dados, o novo best guess é algo em torno dos 1,2-1,3%1.
Isto sinaliza uma nova tendência, ou acrescenta apenas ruído? Aqui eu seria bastante prudente. Desde 2013 já houve pelo menos dois trimestres de crescimento rápido – e aqui defino ‘crescimento rápido’ como crescimento-acima-de-0,5% – e em ambas as alturas a boa performance (barras verdes) foi seguida de uma forte correcção (barras vermelhas), com o PIB a recuar.
Veremos o que se passa no quarto trimestre. Para já, parece-me que estes valores deviam ser lidos como os anteriores: bons números que escapam a uma tendência de longo prazo em torno dos 0,3% em cadeia.
As taxas de juro a 10 anos estao a subir – ja estam acima de 3.5%. Sera que iremos ter um novo resgate?
GostarGostar
Parece-me que os juros sobem mas o spread face à periferia mantém-se. Sendo assim, é um problema de natureza diferente.
GostarGostar
Bom dia. No gráfico do PIB – variação em cadeia (%), qual a série de INE que utilizou? Utilizando os dados encadeados em volume os valores são ligeiramente diferentes, nomeadamente no IV trimestre de 2014 e I trimestre de 2015 onde se registou uma variação consecutiva de 0,6%. Outro aspecto que chamo à atenção é a menor volatilidade que se observa na serie após o II trimestre de 2014 pelo que deverá ser mais difícil observar uma barra vermelha no IV trimestre de 2016.
GostarGostar
É a última série do INE, disponível no link que aparece no post. Os números são revistos com frequência, por isso se usar valores de trimestres anteriores é natural que note discrepâncias.
GostarGostar