Abenomics

A Grande Recessão criou um verdadeiro laboratório experimental para testar algumas das teorias mais exóticas da macroeconomia, mas algumas acontecem tão longe da Zona Euro que vão escapando à maioria dos radares.

É o caso do Japão (e da Suécia, já agora), que desde o final de 2012 tem implementado o Abenomics – uma mudança radical na orientação da política macroeconómica,  que supostamente permitiria arrancar o país da deflação e fazer o PIB crescer acima dos magros 1% em torno dos quais oscila desde os anos 90. O mix junta reformas estruturais, um programa de estímulo orçamental e expansão monetária agressiva, com metas explícitas para a taxa de inflação e para o crescimento da massa monetária.

Agora, a parte interessante. Na parte monetária do plano, as coisas estão a evoluir como planeado. O iene caiu imediatamente no final de 2012 e a taxa de câmbio real seguiu o mesmo caminho. As expectativas de inflação, influenciadas pelos bens importados, passaram de 0,8 para 1,6% (fonte: boletim mensal do BCE).

Porém…

abc

Apesar da desvalorização, não é nada fácil notar grandes mudanças na evolução das exportações líquidas. Esta rubrica do PIB cresceu bastante no início de 2012, mas passou a dar contributos negativos para a actividade económica nos quatro trimestres seguintes, o que é no mínimo estranho tendo em conta a evolução do câmbio.

O efeito dos preços no comércio externo só se sente passado algum tempo. E enquanto os agentes económicos não ajustam os seus comportamentos, a depreciação até pode degradar a balança comercial, por aumentar o preço das importações e reduzir o preço das exportações (curva J). Os próximos trimestres ajudarão a perceber se é isto que está a acontecer.

Por outro lado, a situação assemelha-se bastante ao que temos visto na Zona Euro: a aparente falta de ligação entre as medidas habituais de competitividade de cada país e a evolução das suas exportações líquidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s