Taxa de juro = 1,5%

Klaus Regling, director-executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), no Expresso deste fim-de-semana:

“(…) Nós financiamos um terço do programa português com uma maturidade média de 22 anos a taxas de juro bastante baixas, cerca de 1,5% actualmente (…)”

Uma taxa de juro de 1,5% é muito mais baixa do que os valores que habitualmente aparecem referidos na comunicação social. É também consideravelmente inferior à referência que apresentei no post Quanto pagamos de juros à Troika (3,4%). O que aconteceu entretanto?

Não, não foi o mecanismo de formação da taxa de juro que foi alterado. O método continua a ser rigorosamente igual ao que vigorava há cerca de um ano: o MEE emite dívida no mercado e ‘repassa’ esta dívida a Portugal, cobrando apenas uma taxa adicional referente a custos administrativos.

Provavelmente, o que está aqui em causa são diferentes conceitos de taxa de juro. Uma parte dos empréstimos europeus é concedida a taxa variável: um spread fixo associado a um determinado indexante. Os 3,4% (ou 3,2%, actualmente) representam uma previsão para a taxa de juro que deverá vigorar ao longo de todo o período do empréstimo.

Assim, esta taxa ‘esconde’, na verdade, várias taxas diferentes. Taxas razoavelmente baixas quando o indexante (Euribor, por exemplo) está em baixa e taxas mais altas quando o indexante está em alta. Como as taxas de juro de referência dos bancos centrais estão neste momento ‘coladas’ a 0%, a taxa efectivamente paga é também muito baixa. Só quando a este valor se junta a uma média ponderada das taxas futuras é que se chega ao valor de 3,2%.

É provável que Klaus Regling se esteja a referir a esta taxa efectiva (“cerca de 1,5%, actualmente”). Os 1,5% são o custo real para os cofres públicos da parte europeia do empréstimo da Troika. Pelo menos, enquanto os indexantes continuarem em mínimos históricos.

Ler também Uma nota acerca dos juros

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s