A concorrência na economia portuguesa

O relatório trimestral do Banco de Portugal já está cá fora. Destaque para um artigo de João Amador acerca da evolução da concorrência na economia portuguesa. A concorrência na economia portuguesa medida através da elasticidade dos lucros dá um contributo importante para perceber a dinâmica concorrencial nacional ao longo da última década e chama a atenção para a necessidade de dar um passo em frente e perceber os factores que conduziram à redução da concorrência.

Uma vez que os níveis de elasticidade de lucro não são diretamente comparáveis entre mercados, as tendências são geralmente consideradas como um indicador mais robusto da evolução da concorrência. Neste contexto, uma conclusão importante deste artigo é que a maioria dos mercados da economia portuguesa apresentou uma redução da intensidade da concorrência no período 2000-2009, apesar de se observar uma elevada heterogeneidade. Os mercados que enfrentaram reduções na concorrência representam a larga maioria das vendas, do VAB e do emprego da economia portuguesa. O setor não-transacionável apresenta menor incidência de reduções da concorrência do que o setor transacionável em termos de percentagem de mercados, mas não em termos do seu peso nas vendas, VAB e emprego.

Finalmente, a maioria dos mercados com baixa intensidade da concorrência não revela um aumento da intensidade da concorrência. Em síntese, o artigo parece confi rmar que há bastante espaço para melhorar a concorrência na economia portuguesa, particularmente no setor não-transacionável. Tal aumento da concorrência poderia levar a uma alocação mais efi ciente de recursos, favorecendo a correção dos desequilíbrios macroeconómicos atualmente existentes. A entrada e saída de empresas dos mercados e a realocação de recursos para as empresas mais efi cientes num dado mercado são fatores fundamentais ao aumento da produtividade total. A investigação futura deverá explorar os determinantes económicos destes efeitos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s